Notícias

  • 18/05/2022

Dinheiro é maior preocupação de 3 a cada 4 brasileiros, aponta pesquisa



Dinheiro é maior preocupação de 3 a cada 4 brasileiros, aponta pesquisa

O dinheiro tem tirado o sono de muitos brasileiros, ele é alvo de preocupação de 74% da população. O número equivale de 3 a cada 4 brasileiros. Logo depois vem a angústia pela família (60%), seguida pela saúde (57%) e pelo trabalho (44%).

Os dados são de uma pesquisa realizada pela fintech Onze, que também apontou que quando o assunto é dinheiro, as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados foram o “conforto financeiro” e as dificuldades com seu patrimônio.

Conforto financeiro
“Financial comfort” ou conforto financeiro em português, é a capacidade das pessoas ou empresas de se manterem estáveis economicamente. 

O termo não quer dizer que conseguir uma estabilidade financeira é, necessariamente, ter um salário ou outra fonte de renda fixa. O equilíbrio está em manter um padrão de vida de forma sustentável pelo máximo de tempo possível, sem que imprevistos coloquem tudo a perder. 

Uma das formas de receber ajuda para colocar as contas em dia e organizar a vida financeira é a contabilidade pessoal.

"A organização financeira de pessoas físicas, o registro de todas as operações financeiras realizadas por uma pessoa. Estas informações são usadas para o controle e gestão das finanças pessoais", explica o presidente da STLA Brazil, Roger Mitchel.

Blindagem Patrimonial
A blindagem patrimonial é um termo utilizado, de forma equivocada, para instrumentos jurídicos e a planejamentos tributários que visam maior segurança jurídica a negócios e patrimônios dos empresários. 

Uma forma muito utilizada para trazer essa segurança jurídica é constituir empresas que possuem natureza jurídica de Holding, segundo o  presidente da Trinta Porcento, Richard Clayton.

"O holding tem como propósito específico abrigar bens separando-se das empresas operacionais, o que proporciona a segurança do patrimônio, afastando cobranças oriundas das empresas operacionais, que serão atacadas primeiro pelos credores. O holding proporciona alguns beneficios como vantagens fiscais e tributárias, sucessórias, econômicas e vantagem na redução da burocracia na transferência de bens", conclui Richard.

Economia brasileira
O sistema econômico brasileiro, que sofre de severas crises após a pandemia, recebe agora uma das piores estatísticas já vividas. Já são 8 meses seguidos com a inflação anual acima dos dois dígitos no Brasil, segundo mostra a prévia divulgada pelo IBGE. 

A Selic superou os 10% em fevereiro e foi elevada na última seman para 12,75% ao ano – maior patamar desde 2017. 

Já a taxa de desemprego ficou em 11,1% no 1º trimestre e se mantém em dois dígitos desde o final de 2015. 

Em 2021, por exemplo, a taxa de desemprego foi de 13,2%. Mesmo com a leve melhora, o país ainda sofreu com uma recessão econômica de 0,1% no terceiro trimestre de 2021. 

Segundo a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a primeira recessão técnica ocorreu em 2001 com a crise na Argentina e atentados nos EUA. 

"Época histórica no Brasil, a pandemia causou sérios danos à economia. A constante patrimonial e econômica torna-se obsoleta se não há novos meios de tratamento econômico. Mas, com os meios corretos de contabilidade e segurança, as empresas e pessoas físicas podem se manter estáveis após esse período", analisa Roger.

Fonte: Contábeis



Notícias Contabeis

Fique informado com nossas notícias